top of page
mapa do minério PT

CHANGELOG
1.ª versão, 8.5.2019
O mapa mostra áreas extraidas do Diário da República, onde os requerimentos e as concessões de empresas do sector mineiro são divulgados publicamente. Incluídas nesta primeira versão do mapa estão as áreas publicadas entre 1/2017 e 5/2019, para além das zonas recomendadas para prospeção e eventual exploração no relatório do Grupo de trabalho "Lítio" em 3/2017 (v. o "aviso" em baixo). Considerando as zonas publicadas em dre.pt, incluiu-se todo o tipo de áreas (requerimentos para pesquisa, contratos de exploração, etc.) e minerais (de arsénio até zinco, incluindo o lítio, mas também substâncias mais comuns como caulino/argila ou quarzo/areia).

Roadmap

  • incluir as 'zonas de exclusão' presentes em 9 áreas

  • adicionar publicações no Diário da República do período 7/2006-12/2016

  • filtros interactivos para permitir pesquisar por data da publicação, por nome do requerente, ou por minerais mencionados

AVISO
Por razões técnicas pode haver erros nas áreas que foram extraídas das publicações do dre.pt. O processamento foi feito com atenção, mas obviamente não posso assumir qualquer responsabilidade relativamente à coerência dos dados geridos. Quem quiser pode comunicar dados geográficos para inclusão no mapa ou erros por email a mapadominerio@auportugal.eu. As 9 zonas publicadas em 3/2017 pelo Grupo de trabalho "Lítio" foram tiradas manualmente do relatório (cap. IV, p.1). Os vértices delas têm porém uma precisão reduzida de 1-3 km. Coordenadas em formatos nacionais nas publicações no dre.pt foram transformadas para WGS 84 com PROJ.4, aplicando as respetivas referências disponíveis em spatialreference.org.

​

Copyright 2019, Nik Völker

bottom of page